"TEOLOGIA DO CARÁTER”

(Hebreus 1.3) = charakter (expressão exata")

Escritor: Pastor João Alves Martins


Escrito: 20Jul97.

Atualizado: 28mai22.




“TEOLOGIA DO CARÁTER ”

Escritor: Pastor João Alves Martins

Introdução:

Existe na literatura, no mundo acadêmico e nas igrejas uma série de teologias desenvolvidas por pessoas honestas, interessadas nas coisas de Deus e eu pretendo apresentar minha visão a respeito do nosso relacionamento com Deus e uma compreensão da vontade de Deus registrada na Bíblia sagrada, "sem desprezar nenhuma outra Teologia".

Desejo que esta minha visão venha contribuir e ser a porta de entrada para um maior aprofundamento do estudo, e servir sempre de lembrança que a Bíblia é a palavra de Deus, ou seja tudo que está registrado na Bíblia foi por vontade de Deus e, portanto, devemos respeitar a vontade de Deus que é “vinculada” ao “caráter de Deus” e então todo estudo deve partir sempre da necessidade do conhecimento do “caráter” de Deus que é explicitamente registrado na Bíblia sagrada.

Esclareço que esta apresentação visa colher mais opiniões de forma que esta minha contribuição sirva para aprofundar um debate a respeito do tema.

Hoje é meio assustador entrar em uma livraria evangélica dado ao grande número de publicações e com visões as mais diversas possíveis, porém eu percebo que uma grande maioria das teses apresentadas nos respectivos livros baseia-se no "caráter do autor da respectiva tese-teologia-livro" e não no caráter de Deus que é o AUTOR da Bíblia.

Eu entendo que há uma confusão entre o conhecimento de ciências auxiliares (Geografia; Arqueologia; Conhecimento das línguas originais -Hebraico, Aramaico e Grego- e outras ciências) com a vontade de Deus (Provérbios 11.1-5).

"As ciências auxiliares (Geografia; Arqueologia; Conhecimento das línguas originais -Hebraico, Aramaico e Grego- e outras ciências) nos apresenta o "cenário dos acontecimentos".

As "características de Deus" nos apresenta o CARÁTER de Deus sendo certo que a vontade de Deus é vinculada ao caráter de Deus".
(Tese chave da Teologia do Caráter)


Teologia do Caráter:

Irei apresentar um exemplo para que facilite a introdução na tese que apresentarei logo a seguir.

EXEMPLO ILUSTRATIVO:

Imagine que você receba uma carta escrita por seu pai (nos tempos em que se escrevia cartas).

**********

“Tupã - SP, 20 de julho de 1997.

Querido filho, oro a Deus para que esteja tudo bem contigo e família.

Estou lhe escrevendo esta carta a fim de manifestar minha preocupação contigo uma vez que os dias são maus e a violência tem sido grande.

Aqui em Tupã - SP estamos bem, a casa que estávamos construindo no Morro do Moreno foi concluída.

Papai te ama e deseja o melhor para a sua vida.

Quando vier para Tupã - SP, me traga uma manga.

Conte sempre comigo.

Abraços de um Pai Amoroso.

assinado: Papai”

**********

Porém esta carta extraviou e alguém que não conhece o seu Pai a encontrou e passou a ler a mesma.

Pergunto:

• Esta pessoa que encontrou a carta porém não conhece o pai teria condições de interpretar a carta?

• Creio que nos "aspectos objetivos" utilizando as ciências disponíveis: História; Arqueologia; Geografia; Línguas originais - hebraico, aramaico, grego, português etc., sim esta pessoa compreenderia os aspectos objetivos da carta tais como: onde foi escrita; onde foi construída a casa; quando foi escrita a carta, mas haveria dificuldade para determinar qual manga o Pai pediu .
Observação: a palavra manga é uma palavra polissêmica, ou seja tem vários significados e as línguas originais da Bíblia também tem muitas palavras com vários significados, dai a razão do entendimento conforme o contexto, mas nem sempre o contexto esclarece totalmente o verdadeiro sentido da palavra na frase.
Em linhas gerais seria possível compreender os aspectos objetivos, as circunstâncias. 
Mas e com relação aos aspectos subjetivos (vontade, mandamentos etc.)?

• Com relação aos "aspectos subjetivos", sentimentos do Pai, o leitor que não conhece o seu pai saberia se os sentimentos escritos na carta são verdadeiros?

• Compreenderia o que o Pai estava querendo dizer?

• Teria condições de afirmar que era verdadeira a preocupação deste Pai?

• Ou seja, o conhecimento dos aspectos objetivos da carta poderia determinar o real sentimento e intenção do Pai?

• O conhecimento dos aspectos objetivos poderia nos assegurar que o Pai estava sendo sincero ou não?

Creio que somente se pode compreender o aspecto subjetivo (sentimentos, vontades, motivação) da carta quem conhece o caráter deste Pai.

Somente quem conhece o caráter deste Pai poderia afirmar que ele estava sendo sincero e manifestando real preocupação.

O filho compreenderia o aspecto subjetivo da carta pois conhece o caráter do Pai.

Se outra pessoa desejasse confirmar o aspecto subjetivo da carta teria que buscar conhecer o caráter deste Pai.

"A Bíblia é uma carta de um Pai Amoroso para filhos rebeldes onde Deus revela o SEU caráter"

As ciências auxiliares (História; Arqueologia; Geografia; Línguas originais - hebraico, aramaico, grego, português etc.) nos ajudam a entender as circunstâncias mencionadas na carta, porém somente conhecendo o "CARÁTER de Deus", amplamente descrito na Bíblia sagrada, é que iremos compreender os atos, falas, os mandamentos e a vontade de Deus; bem como conhecendo o caráter dos anjos e dos homens podemos compreender os atos e falas respectivos.

Na Bíblia iremos encontrar “princípios eternos”, porém a aplicação é específica ao leitor, ao discípulo, àquele que acredita. O texto bíblico tem um único sentido mas variadas aplicações, conforme a situação fática.

Seguimos entendendo que a comunidade cristã deve no essencial buscar a unidade, no não essencial ter liberdade, mas em tudo praticar a caridade (amor ágape).

A Bíblia é a revelação de Deus:

(Deuteronômio 29:29) As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.

(Deuteronômio 4.29) De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.

Observação: Quando a Bíblia fala em coração ela está se referindo ao homem interior (alma e espírito) e não do músculo que bombeia sangue.


PRINCÌPIOS

A Teologia do caráter se baseia em 7 princípios:

(1° Princípio) Sempre que for fazer um estudo deve se fazer a seguinte pergunta: O Jesus histórico (descrito nos 4 evangelhos) já interpretou o assunto em análise ?

**********

(2° Princípio) A Função das ciências auxiliares (História; Geografia; Arqueologia; Línguas originais- hebraico, grego e o aramaico, etc.) é apresentar o cenário (background) onde e como aconteceu o evento bíblico em estudo;

**********

(3° Princípio) A Bíblia é a revelação completa e exclusiva de Deus a respeito:

a) do Caráter de Deus, dos anjos e dos homens;

b) do Reino de Deus;

c) das Alianças de Deus com os homens;

d) das Leis e Mandamentos de Deus;

e) da Salvação.

(Deuteronômio 29:29) As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.


**********

(4° Princípio) A Bíblia é um livro espiritual e não científico;

**********

(5° Princípio) A primeira interpretação da bíblia deve ser sempre literal, desde que não nos leve a um entendimento absurdo ou indução de prática de atos ilegais, pois nestes casos certamente o texto é alegórico;

**********

(6° Princípio) A bíblia foi inspirada e não psicografada;

**********

(7° Princípio) A interpretação (subjetiva) da vontade dos personagens (Deus, anjos e homens) deve ser feita conforme o respectivo caráter do personagem que está descrito na bíblia e não conforme o caráter do leitor; porém a aplicação do princípio apreendido é individual.

**********

Detalhamento dos princípios da teologia do caráter:

(1º Princípio):

Sempre verificar se o Jesus histórico (descrito nos 4 evangelhos) já interpretou o texto bíblico em análise (perícope). (Lucas 24.44-45).
O Jesus histórico interpretou e cumpriu (Mateus 5.17-18; João 19.30) todos os mandamentos de Deus, e como Jesus é Deus, Ele o fez conforme o caráter (atributo) de Deus-Pai pois Ele e o Pai são um (João 10.30).
Se Jesus já interpretou o assunto que estamos estudando, meditando, então todas as demais referências ao assunto relatados na Bíblia sagrada devem ter uma interpretação que sejam cooperativas com a interpretação de Jesus.

Como Jesus interpretava o Antigo Testamento:

1. Jesus é o redentor de toda criação: (Salmo 40.7); (Hebreus 10.7)

2. Jesus é o alvo de todas as promessas de Deus: (Gálatas 3.16); (Hebreus 1.1-4); (Gálatas 3.10-14)

3. O Antigo Testamento falava com prioridade de Seus sofrimentos e glórias: (1 Pedro 1.1-12); (Salmo 22); (Isaias 53.3); (Salmo 16); (Salmo 110) e (Lucas 24.44-46)

4. Os santos do Antigo Testamento não eram exemplos de retidão moral para pecadores caídos imitarem, mas eram eles mesmos pecadores que olhavam para Cristo pela fé: (Hebreus 11.2-40); (João 8.56-58); (Mateus 12)

5. Todos os tipos, sombras e símbolos do Antigo Testamento apontavam para algum aspecto de Sua obra redentiva ou para os benefícios dela: (João 1.3, 7)

6. Todas as profecias messiânicas eram sobre Ele: (Zacarias 13.7); (Mateus 26.31); (Zacarias 9.9); (Mateus 21.5)

7. Ele era o verdadeiro Israel, que veio para recapitular a história de Israel para a redenção de seu povo: (Oseias 1.1); (Mateus 2.15); (Lucas 4); (Deuteronômio 6.13-16) (Deuteronômio 8.3)

8. Seu ministério era o de proclamar o Reino de Deus e as Boas Novas de redenção para os pecadores perdidos: (Lucas 4.16-30); (Isaias 61.1-2)

9. Jesus entendia que todas as festas do Antigo Testamento estavam apontando para o que ele iria alcançar na obra da redenção: (Lucas 4.19); (João 1.29) - Cordeiro Pascal; (João 6.35) - Pão ázimo; (1Corintios 15.20) - Primícias; (Atos 2.1-4) - Pentecostes

10. O casamento foi ordenado na criação para que JESUS tivesse uma noiva espiritual, a igreja, a quem ele redimiria: (Gênesis 1.27-28) ;(Gênesis 2.24); (Mateus 9.15); (Mateus 25.10)

********************

(2º Princípio):

As ciências auxiliares são importantes para entender as circunstâncias do evento bíblico, mas não para determinar a vontade do personagem.

As ciências auxiliares (Línguas originais; História; Arqueologia; Astrologia; Geografia etc.) são importantes para entender as circunstâncias do evento e as vezes contribui para entender a vontade dos personagens, mas não são determinantes. O determinante para conhecer a vontade do personagem é o seu respectivo caráter (atributo).

As vezes penso que muitos especialistas abençoados por Deus se perdem na interpretação quando após investigarem o texto conforme sua especialidade concluem conforme seus respectivos caráteres.

********************

(3º Princípio):

A Bíblia revela o caráter (atributo), as falas, as ações, as motivações e mandamentos de 3 personagens (atores).

Na TEOLOGIA DO CARÁTER (ATRIBUTO) nós reconhecemos que a Bíblia é a PALAVRA de DEUS que nos revela as falas, os atos, a vontade e o caráter (atributo) de três atores:

· 1) Deus (Deus Pai; Deus Filho; e Deus Espírito Santo) - com prioridade [exemplo: (Êxodo 3.14-15) - registra a fala de Deus)]

· 2) Anjos (Bons e Maus) [exemplo; (Gênesis 3.1-5); (Mateus 4.3-9) - registra a fala do satanás)]

· 3) Homens [exemplo: (Lamentações 3.18) - registra uma fala de Jeremias; (Jó 7.6) - registra uma fala de Jó)]

Portanto devemos diferenciar quando cada um dos atores está falando ou agindo.

Cada um dos 3 atores tem caráter e personalidade. PORÉM somente Deus têm o caráter e a personalidade idênticos, o mesmo. 
 
Deus tem apenas um caráter (natureza) porém tem 3 personalidades: Deus Pai; Jesus Cristo e o Espírito Santo. Este é o mistério da Trindade.


IMPORTANTE: 
para nossa proposta definimos:

O que é o caráter de uma pessoa?

Caráter é "a soma de todas as características verdadeiras de uma pessoa ou coisa", mesmo quando "não" está sendo observado ou analisado.

Caráter (atributo) é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.

O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.

"A caráter" é uma expressão que significa conforme a época e ao lugar, rigorosamente como a moda deve ser.

Caráter também pode ser uma marca ou sinal gravado em uma superfície, como uma letra. Exemplo: Ele não entendeu nada por que não consegue ler caracteres chineses.






O que é Personalidade?

Personalidade é "a forma como uma pessoa ou coisa se apresenta à sociedade" podendo coincidir ou não com o seu caráter, que em razão do pecado é falho em algum ponto. 

SOMENTE Deus tem a personalidade igual ao Seu caráter que é Santo (perfeito).

Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento da pessoa baseada em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.

Personalidade é um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros.

A personalidade tem várias facetas que são consideradas como parte integrante dela, e que influenciam as atitudes de cada pessoa. A forma física pode influenciar na autoestima, de maneira positiva ou negativamente, alterando o comportamento e a percepção que a pessoa tem de si. O temperamento é responsável pelo comportamento afetivo, à excitação e atenção.

A personalidade também é influenciada pela inteligência e criatividade onde, através dela, consegue-se encontrar soluções diferentes para as coisas, havendo a abertura diante de novas experiências, apresentando uma competência social, onde demonstra capacidade de defender ou impor os seus interesses e a capacidade de construir relacionamentos.

A personalidade é ligada à postura de valores, a tendência de julgar determinados objetivos, como a liberdade, ou disposições de ação como a honestidade, como desejável ou não. As pessoas que têm uma postura curiosa valorizam as novidades, já as ansiosas valorizam a segurança. A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela autoestima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem-estar, que representa também um traço da personalidade, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.




Resumo pessoal:

Caráter (soma de todas características - atributo): essência do “ser”

Personalidade: como este “ser” se apresenta para a sociedade. Exemplo:  Deus têm um caráter único, mas tem 3 personalidades: Deus-Pai; Jesus Cristo e o Espírito Santo. Este é o mistério da Trindade.

********************

(4º Princípio):

A Bíblia sagrada é um livro espiritual e não científico.

(Deus não se revela 100%)

Não podemos esquecer que a Bíblia sagrada é um livro espiritual e não científico, embora saibamos que muitos cientistas de várias áreas se socorrem dela (Bíblia) assim como de outros livros antigos.

Por ser um livro espiritual A Bíblia requer confiança (Fé) e, portanto, não podemos esquecer que neste tempo que chamamos de agora, Deus não irá se revelar completamente para ninguém pois esta relação homem e Deus é baseada na confiança, porém Deus se revela pessoalmente a todos o suficiente para acreditarmos Nele.

Sabemos que haverá um dia em que Deus irá se revelar completamente a todos, e será no Julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20.11-15), e aí todos os joelhos vão se dobrar (reconhecendo que Deus existe) (Isaías 45.23); (Romanos 14.11) mas daí não haverá mais a oportunidade de confiar, mas sim de constatar que Deus existe.

Se Deus se revelar completamente para alguém nos dias de hoje é impossível esta pessoa não reconhecer que Deus existe (Hebreus 11.6).

********************

(5º Princípio):

A interpretação deve ser, primeiramente, literal das palavras da Bíblia.

A interpretação das palavras do texto sagrado (Bíblia) deve ser a princípio literal, ou seja, conforme o significado real da palavra, evitando espiritualizar e alegorizar o texto.

Quando a interpretação literal da palavra for contra o bom-senso devemos rever nossa interpretação literal respeitando o estilo em que foi escrito o texto, e principalmente verificando se não se trata de uma figura de linguagem e buscar uma outra interpretação que seja coerente com todo o texto bíblico e o caráter (atributo) do respectivo personagem.

Devemos observar o tempo em que ocorreu o evento (como regra no passado) evitando o anacronismo, ou seja, querer aplicar uma realidade passada para os dias de hoje.

********************

(6º Princípio):

A Bíblia sagrada é um livro inspirado e não psicografado (2 Timóteo 3.16); (2 Pedro 1.20-21).

Basicamente na inspiração Deus fala na consciência das pessoas e na psicografia (para aqueles que acreditam) algo ou alguém dita (pronúncia) as palavras que devem ser escritas.

Desta forma eu acredito que a Bíblia sagrada pode conter erros FORMAL, uma vez que o processo de cópias era manual e cansativo e, portanto, era possível que o homem viesse a errar na grafia de uma palavra ou até mesmo em uma localização; porém a Bíblia sagrada é INERRANTE com relação a sua mensagem.

Dos erros formais encontrados até hoje, acredito que se a interpretação for feita conforme nossa proposta (conforme o caráter (atributo) do respectivo personagem) não haverá jamais dúvidas, incoerências ou contradições na Palavra de DEUS.

********************

(7º Princípio):

A interpretação das falas, ações, motivações, mandamentos dos personagens devem ser feitos conforme o CARÁTER  do personagem.

Para que possamos interpretar corretamente as falas, as manifestações de desejo, de vontade, as opiniões, as ordens, as ações, as atitudes de cada personagem, devemos fazer conforme o respectivo caráter que é descrito na Bíblia. (ver ao final aspectos do caráter dos personagens). (Mateus 12.34-35)

Não podemos interpretar uma fala ou ação de Deus conforme o caráter de satanás ou do leitor (homem), pois erraremos;

Não podemos interpretar uma fala ou ação de Deus conforme o caráter do homem (leitor, escritor, padre, pastor etc.) pois estaremos errando e uma das razões, no meu entender, de tantas Teologias é que as interpretações das falas e ações de Deus são feitas conforme o caráter do HOMEM que defende respectiva teologia. A Bíblia é a palavra de Deus, onde Deus nos revela quem Ele é, mas também Deus nos revela quem são os anjos e quem são os homens, além de outras revelações. Deus fez questão de deixar registrado na Bíblia sagrada, os aspectos de Seu caráter, para que possamos conhecê-lo de verdade, mas também revelou o caráter dos anjos e dos homens.

As ações de Deus estão vinculadas ao SEU caráter.

Deus não pode fazer nada diferente de SEU caráter.

Fundamentação bíblica: 
... se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. (2 Timóteo 2.13) 

Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? 
Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". (Êxodo 3.13-14)  


Deus é Espírito, porém Deus se personalizou (manifestou) em pessoa humana e manifestou todo o SEU caráter em Jesus Cristo. Jesus é a materialização do caráter de Deus Pai.

**********

DEUS:

Os nomes na Bíblia têm um significado importante, porque revelam algo sobre a identidade da pessoa. Os nomes de Deus nos revelam aspectos do caráter (atributos) d’Ele.

Deus é maior que nós e Ele merece nossa adoração. Ele não é apenas um deus, Ele é o Deus, não existem outros (Isaías 45:22). Chamar Deus de “Deus” é certo porque Ele é divino.

-El Shaddai – “Deus Todo-Poderoso”, ou “Deus a Rocha” - (Gênesis 17:1)

-El Elyon – “Deus Altíssimo”. (Gênesis 14:18-20)

-El Olam – “Deus Eterno”. (Isaías 40:28)

-El Roi – “o Deus que me vê”. (Gênesis 16:13)

-Jeová (Javé, YHWH) - Este é o nome especial de Deus, que Ele revelou a Moisés (Êxodo 3:13-15)

-Jeová Jiré - "Deus proverá"- Esse foi o nome que Abraão utilizou quando Deus proveu o cordeiro para o sacrifício no lugar de Isaque monte Moriá. (Gênesis 22:14)

-Jeová Rafá - "Deus que sara. (Êxodo 15:26)

-Jeová Nissi - "O Senhor é a minha Bandeira. (Êxodo 17:15)

-Jeová Tsidikenu - "Senhor, Justiça nossa. (Jeremias 23:6)

-Jeová Shamah - "Deus está aqui. (Ezequiel 48:35)

-Jeová Shalom - "O Senhor é Paz. (Juízes 6:24)

-Senhor é um líder, um soberano. Deus é soberano, Ele é o Senhor de nossas vidas. (2 Coríntios 3:17).

-Senhor dos Exércitos – (Isaías 47:4)

-Zeloso – (Êxodo 34:14)

-Deus de toda a terra – (Isaías 54:5)

-Deus de Israel – (Juízes 5:3)

-Deus de Abraão, Deus de Isaque, o Deus de Jacó - (Êxodo 3:15)

-O Pai – (Efésios 3:14-15)


Alguns nomes e títulos de Jesus:

-Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai da Eternidade, -Príncipe da paz - (Isaías 9:6)

-A Palavra – (João 1:1)

-Emanuel - "Deus Conosco" - (Isaías 7:14) e (Mateus 1:23)

-O Cordeiro de Deus - (João 1:29)

-Rei dos reis, Senhor dos Senhores - (1 Timóteo 6:15)

-Amado - (Efésios 1:6)

-Luz do mundo - (João 8:12)

-O Caminho, a Verdade e a Vida - (João 14:6)

-O Bom pastor - (João 10:11)

-A brilhante estrela da manhã - (Apocalipse 22:16)

-Messias - "O Cristo" - (João 4:25-26)

-Alfa e Ômega – "Princípio e o fim" - (Apocalipse 1:8)

-A Bíblia diz que o verdadeiro nome de Deus está além do nosso entendimento - (Juízes 13:17-18).

“O nome revela Sua essência, seu caráter.”

Não é possível conhecer Deus completamente, mas aprouve a Ele nos revelar o que a mente humana é capaz de conhecê-lo.

Conhecer os nomes conhecidos de Deus é importante para entender os Seus mandamentos, o Seu desejo e Sua vontade.

**********

1) A Bíblia fala do caráter de Deus:

Deus nos revela Suas características que formam Seu caráter basicamente de 3 formas:

1) quando "Ele faz declarações de Sí" próprio - exemplo: (Gênesis 17.1);

2) quando "outros personagens bíblicos testemunham" das características de Deus - exemplo: (Deuteronômio 4.24);

3) através de "suas ações e comportamento" - exemplo: (Gênesis 1.1).


Quais são as características de Deus descritas na Bíblia ?

A soma de todas as características de Deus é o caráter de Deus.

Deus tem muitas características descritos na Bíblia. Quando entendemos essas características, descobrimos como Ele é glorioso e digno de ser adorado. A Bíblia nos mostra um Deus acima de todas as coisas, perfeito e santo, mas que nos ama profundamente.

Deus criou tudo bom e para ser bom.



A Bíblia nos mostra várias características de Deus:

- Criador (Gênesis 1:1)
- Todo-poderoso (Gênesis 17:1)
- A fonte da vida (Salmos 36:9)
- Onisciente (Salmos 33:13-15) (1 Pedro 1.2)
- Eterno (Gênesis 21:33)
- Nunca muda (Tiago 1:17)
- Sem limites (Salmos 145:3)
- Espírito (João 4:24)
- Único (1 Timóteo 1:17)
- Três em um (2 Coríntios 13:14)
- Perfeito (Mateus 5:48)
- Santo (Levítico 19:2)
- Justo (Isaías 45:21)
- Sábio (Romanos 11:33)
- Vitorioso (Salmos 33:10-11)
- Amor (1João 4:8)
- Bom (Marcos 10:18)
- Paciente (2 Pedro 3:9)
- Misericordioso (Êxodo 34:6)
- Compassivo (Salmos 86:5)
- Gracioso (Tito 2:11)
- Fiel (Salmos 33:4)
- Verdadeiro (Números 23:19)
- Sempre presente (Salmos 139:7-8)
- Pessoal (João 17:3)
- Deus não faz distinção entre as pessoas (Romanos 2.11); (Romanos 10.12-13)
- Perdoador (1João 1.9)
- Transparente (Isaias 46.10)
- O caminho (João 14.6);
- A verdade (João 14.6);
- A vida (João 14.6);
- Deus não tenta ninguém (Tiago 1.13);
- Tudo que é bom vem de Deus (Tiago 1.17)
- Deus é justo (Romanos 2.6-8);
- Outros...


“IMPORTANTE”:

“A soma de todas característica de Deus revela o caráter de Deus. Deus é Deus todo o momento. Deus exerce as Suas características a todo o momento." (2 Timóteo 2.13)

Exemplo: Deus NÃO pode NUNCA deixar de ser onisciente (ou seja de conhecer antecipadamente o que vai acontecer).

A explicação para este fenômeno é porquê Deus é onisciente; diferente de praticar a onisciência.

Ou seja: ser onisciente é diferente de praticar a onisciência.

E o mesmo se aplica a todas as demais características que formam o caráter de Deus.

O que significa a palavra atributo?

A palavra atributo significa, resumidamente: “o que é próprio, características de algo ou alguém, particularidade”. Como estamos falando de “atributos” podemos também dizer “qualidades de Deus”. Então, os atributos do Senhor são qualidades pertencentes à natureza de Deus por aquilo que nos foi revelado na Bíblia e que, certamente nos ajudam a entender um pouco de quem é Deus.

Classificação dos Atributos de Deus:

Estudiosos da Bíblia têm feito a classificação dos atributos de Deus da seguinte maneira: Atributos naturais ou incomunicáveis e atributos morais ou comunicáveis.

1. Atributos naturais (Incomunicáveis)

São exclusivos do Senhor, pertencentes à Ele somente, não são compartilhados com ninguém como por exemplo:

- onipotência,
- onipresença,
- onisciência,
- eternidade,
- infinitude
- soberania,
- imutabilidade.

2. Atributos morais (Comunicáveis)

São qualidades do caráter do Senhor que Ele compartilha com o homem. Características que o tornam como é, tais como: justo, santo, amoroso, misericordioso, bom, benigno, verdadeiro. Todos estes atributos o Senhor compartilha por isso são comunicáveis.

Algumas definições dos atributos de Deus:

Criador, todo-poderoso, a fonte da vida, conhecedor de todas as coisas, rei.

O livro de Gênesis começa com Deus criando todas as coisas. Sua criatividade se vê em tudo à nossa volta. Ele tem poder sobre tudo que existe porque todas as coisas são criação dele. Deus conhece cada detalhe do universo e nada está escondido dele.

Cada ser vivo recebe sua vida de Deus e todas as coisas estão debaixo de Seu domínio. Deus reina sobre toda a criação e Sua vontade é soberana. Não existe autoridade mais alta que Deus.

Eterno, nunca muda, sem limites, espírito, único, três em um.

Deus não foi criado por outro ser. Ele sempre existiu, por toda a eternidade, sem princípio nem fim. A Bíblia diz que Deus é espírito. Isso significa que Ele não está limitado pelas regras da física nem do tempo. Seu poder é sem limites.

Além de eterno e sem limites, Deus é constante. Ele não muda. Seu caráter é sempre igual e consistente. Podemos confiar que Ele nunca vai se tornar diferente.

Só existe um Deus. Não há outro ser que se possa comparar a Ele, porque Ele é infinitamente superior a todas as outras coisas. Deus é um só, mas com três “partes”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essas são as três formas em que Deus se manifesta a nós.

Perfeito, santo, zeloso, justo, sábio, vitorioso.

Deus é perfeito. Nele não há erro nem pecado, e Sua presença destrói toda impureza. Deus é completamente puro e santo e age sempre com justiça. Em Sua sabedoria, Ele faz decisões justas e traça “Seus” planos para a humanidade. Não há nada que pode derrotar a Deus nem frustrar Seus planos, porque Ele é mais sábio que todos nós. Deus tem sempre a última palavra e tem vitória sobre todos os Seus inimigos.

Amor, bom, paciente, misericordioso, compassivo, cheio de graça.

O amor é uma parte essencial de quem Deus é. Ele não age por ódio nem fica feliz em castigar quem erra. Deus gosta de nos abençoar e perdoar. Quando pecamos, Ele é paciente conosco, nos dando oportunidades para arrepender-nos e voltar para Ele.

Deus vê nosso sofrimento e não fica frio nem distante. Ele tem compaixão de nossa situação e, em Sua graça, nos oferece a salvação. Ele está sempre pronto para nos aceitar de volta como “Seus” filhos.

Fiel, verdadeiro, sempre presente, pessoal.

Deus não mente. Quando Ele faz uma promessa, podemos ter a certeza de que Ele vai cumprir o que disse. Ele não falha. Toda verdade vem de Deus e quando conhecemos Sua verdade ficamos livres.

Ao contrário do que muitas vezes pensamos, Deus não está distante. Ele está presente em todo lado, sempre pronto para se relacionar conosco. Deus é uma pessoa e pode ser conhecido, através de Jesus.

Em Jesus encontramos toda a verdade sobre quem Deus é e podemos ter um relacionamento pessoal com Ele.

********************

2) A Bíblia fala do caráter de "Satanás":

- "para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios" (2 Coríntios 2.11)

- É próprio dele mentir (João 8.44)
- Planta dúvidas na alma das pessoas (Gênesis 3.1)
- Chama Deus de enganador (Gênesis 3.4-5)
- Cega o entendimento das pessoas escondendo o que é verdadeiro (2 Coríntios 4.4)
- Se transforma em anjo de luz e mascara seus ministros em ministros de luz e justiça (2 Coríntios 11.13-15)
- Seus servos proferem palavras de verdades suficientes para se juntar à igreja e de dentro da igreja ensinar doutrina de demônios (1 Timóteo 4.1)
- São lobos disfarçados de ovelhas (Mateus 7.15)
- Não poupará o rebanho e desviará as pessoas para a destruição (Atos 20.30)
- Fará sinais e maravilhas (2 Tessalonicenses 2.9)
- Fará milagres e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos (Mateus 24.24)
- Tentará afastar os eleitos do caminho de sofrimento e obediência (Mateus 4.1-11)
- Tentará enganar os eleitos (2 Coríntios 11.3)
- Tentará arrancar a palavra de Deus do coração dos eleitos (Marcos 4.15)
- Satanás odeia a pregação da palavra de Deus (Romanos 10.17)
- Prova a fé dos eleitos (1 Tessalonicenses 3.5)
- É o causador de algumas doenças diretamente (Lucas 13.16) e o causador do princípio de todas as doenças quando tentou o primeiro casal
- Causa opressão nos homens (Atos 10.38)
- Pode ser usado como desígnio de Deus para a nossa santificação (2 Coríntios 12.7)
- É assassino (1 João 3.12)
- Vem somente para roubar, matar e destruir (João 10.10)
- Cria obstáculos para os missionários e propagação do evangelho (1 Tessalonicenses 2.17-18)
- Acusa os cristãos diante de Deus (Apocalipse 12.10)
- Outros.

********************

3) A Bíblia fala do caráter do homem:

- Deus viu que o homem estava corrompido no seu caráter (Gênesis 6.5)
- O homem não é totalmente confiável (Jeremias 17.5)
- Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? (Jeremias 17.9)
- O Homem tem um caráter corrompido pelo pecado. (Tiago 3.1-18)
- Do coração (ser interior = alma e espírito) do homem sai as más atitudes, posturas, pensamentos. (Mateus 15.16-20)
- Outros...

Observação: Quando a Bíblia fala em "coração" ela está se referindo ao homem interior (alma e espírito) e não do músculo que bombeia sangue.



RESUMO:

· As falas e ações de Deus devem ser interpretadas conforme o CARÁTER de Deus.

· As falas e ações dos Anjos devem ser interpretadas conforme o CARÁTER do respectivo anjo (bom ou mau).

· As falas e ações dos Homens devem ser interpretadas conforme o CARÁTER do homem.

“APLICAÇÃO”

O entendimento da vontade de Deus é geral, conforme o respectivo caráter de Deus, porém a aplicação da vontade de Deus é individual.

Primeiro buscamos descobrir a vontade de Deus revelada na Bíblia sagrada e depois aplicamos a vontade de Deus em nossa vida.

O Deus da Bíblia é o “Deus Emanuel” - Deus conosco - (Mateus 1.23) e trata a cada um de nós de maneira individualizada.

***************

Devemos buscar conhecer a vontade de Deus revelada na bíblia conforme o caráter de Deus e aplicar individualmente em nossas vidas, em nossas circunstâncias.

Devemos buscar ter um relacionamento com Deus e a cada dia conhecendo-o melhor, conhecendo o SEU caráter (Oséias 6.3).

Somente o filho conhece 0 Pai de verdade (1 João 3.1).





O AGIR DE DEUS:

O "agir de Deus, tanto para abençoar como para fazer justiça se fundamenta em 03 princípios:

1) O "Caráter" (vontade) de Deus - que está revelada na bíblia através das Suas características (características de Deus que somadas forma o caráter de Deus), revelado por Deus na Bíblia Sagrada e podemos conhecer (Êxodo 3.13-14); (João 8.28); (2 Timóteo 2.13);

2) O "Quando" (tempo) de Deus – confiança (FÉ) em que Deus vai realizar no melhor tempo;

3) O "Como" (forma de realizar) de Deus – confiança (FÉ) de que Deus vai realizar da melhor forma possível.

Exemplo do agir de Deus: (João 11.1-46) - Ressuscitação de Lázaro.


PERGUNTAS IMPORTANTES PARA ENTENDER O TEXTO:
1) O quê?
2) Onde?
3) Quem?
4) Quando?
5) Porquê?
6) Para quê ?
7) Como?

Normalmente Deus se responsabiliza por um fato, uma ação ou uma atitude. Ex. Deus assume que endureceu o coração de faraó. (Êxodo 7.3-4)

Neste caso fica claro a resposta da pergunta: Quem? a resposta é foi Deus, como Deus mesmo declara.

Porém devemos continuar fazendo as demais perguntas, pois, as respostas das outras perguntas irá nos esclarecer muito mais a respeito da passagem.

Neste caso a pergunta:

Como Deus endureceu o coração de faraó ? deixa claro o agir de Deus, pois Deus realizava os mesmo milagres na presença de Moisés e do Faraó.

A postura do coração de Moises com alegria, com confiança aumentava a Fé de Moises.

A postura do coração do Faraó recebendo com resistência, com inveja, com desconfiança endurecia cada vez mais o coração do Faraó.

Deus não muda e não faz acepção entre as pessoas (Romanos 2.11). As reações das pessoas com relação as ações de Deus é que determina se aumentará a fé ou endurecerá o coração.


Fundamentação bíblica da tese da Teologia do caráter:

"Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2 Pedro1.20-21);

"Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro. " (1Timóteo 6.3-5);

"Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar". Então ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: "Felizes são os olhos que veem o que vocês veem. Pois eu lhes digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram". (Lucas 10.21-24).

Chave de leitura:

"E disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras." (Lucas 24.44-45).


Explicação chave de Jesus: (Mateus 13.3-23)



Breve Currículo:

1. Major da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo

2. Bacharel em Ciências Jurídicas (Direito) FADAP-Tupã-SP

3. Bacharel em Teologia no Instituto e Seminário Bíblico de Londrina - ISBL - Londrina-PR

4. Convalidação em Teologia - UniFil - Londrina-PR

5. Pós graduado em Bíblia- interpretação e exposição. Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA - Londrina-PR

"A Bíblia é toda revelação de Deus"







Fazer download:





QUESTIONÁRIO:






Fim.....